Depois de vencer o Fluminense e respirar aliviado no Brasileirão, o Corinthians volta totalmente suas atenções para a Copa do Brasil. O time terá a difícil missão de reverter uma desvantagem de dois gols contra o Atlético-MG para se classificar à próxima fase da competição.
Caso se confirme o feito, não seria a primeira vez que o Timão conseguiria avançar após sair atrás do confronto. Abaixo, a Gazeta Esportiva listou algumas das principais viradas do clube ao longo de toda a história da competição.
Corinthians x Cianorte em 2005
Em 2005, o Corinthians enfrentou o modesto Cianorte e acabou perdendo a partida de ida, no Paraná, por 3 a 0, com direito a um gol de bicicleta marcado pelo atacante Valdiram. Na volta, portanto, o time do Parque São Jorge seria obrigado a vencer por quatro tentos de diferença.
À época, a equipe era comandado pelo argentino Daniel Passarella e contava com nomes como Carlos Alberto, Roger Flores e Carlitos Tévez. No Pacaembu, o Timão conseguiu o inesperado e bateu o adversário por 5 a 1.
O Cianorte chegou a empatar o duelo, já que a Copa do Brasil ainda possui a regra do gol qualificado, mas Gustavo Nery anotou o tento decisivo na reta final do jogo, colocando o clube nas oitavas de final do torneio.
A campanha do Corinthians naquele ano, porém, não viria a durar muito tempo. O time foi eliminado logo na fase seguinte, pelo Figueirense, nos pênaltis.
Corinthians x Goiás: a história das uvas
Já em 2008, o Timão pegou o Goiás nas oitavas de final em um confronto que deu o que falar. Antes mesmo da bola rolar, o dirigente do clube esmeraldino, Hailé Pinheiro, tirou sarro com a camisa roxa que o Corinthians lançou naquele ano, dizendo que ele chuparia uvas depois que seu time conseguisse a classificação, em alusão à cor do uniforme.
No primeiro encontro, a equipe goiana abriu 3 a 1 no Serra Dourada e colocou um pé na fase seguinte. O dirigente, então, completou afirmando que a uva tinha virado vinho e a fatura já estava liquidada.
Na volta, no Morumbi, o time corintiano aplicou 4 a 0, com grandes atuações de Herrera, André Santos e Rincón, conquistando a virada. No fim do jogo, o goleiro Felipe, do Corinthians, retrucou Hailé e chupou um cacho de uvas verdes, cor da camisa do Goiás.
“Eles venceram a gente por 3 a 1, dançaram o créu, falaram da uva roxa, mas agora a festa é nossa e eu comi uva verde. Futebol são dois jogos, eles falaram demais. A torcida do Corinthians gosta de uva verde”, disse o arqueiro na época.
Naquela temporada, o Timão ainda passaria por São Caetano e Botafogo antes de chegar à final da Copa do Brasil. A equipe acabou perdendo a decisão para o Sport.
Corinthians x Atlético-GO no ano passado
Para buscar sua vaga na próxima fase, o Corinthians não precisa voltar muitos anos no passado. O time pode se inspirar no feito de 2022, quando virou o confronto diante do Atlético-GO, nas quartas de final.
A equipe saiu perdendo por 2 a 0, em Goiás, mas conseguiu reverter a desvantagem na Neo Química Arena, vencendo por 4 a 1. Aquela partida contou com um hat-trick do atacante Yuri Alberto, que anotou ali seus primeiros gols com a camisa do clube.
O Timão também chegou à final na última temporada, mas foi mais uma vez superado na decisão, desta vez para o Flamengo, nos pênaltis.
Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Corinthians vai em busca de seu quarto título da Copa do Brasil – foi campeão em 1995, 2002 e 2009. O jogo contra o Atlético-MG está marcado para esta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.