Instituições financeiras vão fiscalizar a origem do gado de seus clientes na Amazônia Legal e no Maranhão; entenda. Carne em frigorífico
Reprodução/TV Globo
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou, nesta terça-feira (30), que os bancos terão que seguir novas regras de autorregulação para combater o desmatamento ilegal ao oferecerem crédito a frigoríficos e matadouros.
O novo protocolo determina que os bancos participantes do Sistema de Autorregulação Bancária deverão pedir aos seus clientes frigoríficos, na Amazônia Legal e no Maranhão, a implementação de um sistema de monitoramento da atividade.
O objetivo, segundo a Febraban, é que o sistema demonstre, até dezembro de 2025, que o frigorífico não adquiriu gado associado ao desmatamento ilegal, seja de fornecedores diretos ou indiretos.
O sistema deverá contemplar informações sobre embargos e áreas protegidas, dados de desmatamento e autorizações de supressão de vegetação, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades de origem dos animais.
Além disso, os bancos deverão considerar aspectos sociais, verificando o cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão, por exemplo.
Segundo a Federação, esse novo regulamento complementa outras iniciativas sobre o tema lideradas pelo órgão desde 2014. Mesmo antes das novas regras, a norma vigente já definia critérios socioambientais para a concessão de crédito rural.
Descumprimento
A Febraban informou que as instituições financeiras deverão definir os planos de adequação às novas regras, além das consequências cabíveis em caso de descumprimento (se o frigorífico comprar gado de fornecedores que desmataram de maneira ilegal, por exemplo).
Assim, os frigoríficos deverão divulgar periodicamente indicadores de desempenho para que os bancos possam monitorar o progresso deles.
Já os bancos que aderirem à autorregulação se comprometem a seguir os novos padrões de conduta e poderão sofrer punição em caso de descumprimento das regras. As penalidades podem incluir:
assinatura de um plano de ação/ajuste de conduta;
pagamento de multa;
suspensão de participação no Sistema de Autorregulação Bancária,
suspensão do uso do Selo da Autorregulação e do mandato de seu Conselheiro no Conselho de Autorregulação;
exclusão de sua participação no Sistema de Autorregulação Bancária.
Para denúncias, a Febraban possui um canal denominado “Conte Aqui”, por meio do qual é possível reportar eventual descumprimento das regras.
LEIA TAMBÉM:
Quase 3 meses após ‘vaca louca’, Catar volta a importar carne bovina do Brasil
Produção da carne bovina pode poluir menos com ração especial
Descubra de onde vem os alimentos:
De onde vem o que eu como: tilápia
De onde vem o que eu como: Ovos
De onde vem o leite
Fonte G1
Últimas notícias
- Furacão Milton imagens
- Mortes em Gaza passam de 42 mil
- Honda NXR 160 Bros: o que há de positivo e negativo na trail mais vendida do país; veja a avaliação | Motos
- Concurso dos Correios: editais são divulgados para mais de 3 mil vagas imediatas
- Tá sobrando vinho na Europa: com menos gente comprando o produto, setor passa por uma grave crise
- Como recurso do iPhone pode ser aliado contra furacão Milton, nos EUA
- Nos dois primeiros voos da FAB, Brasil ‘deu carona’ a 77 estrangeiros que estavam no Líbano | Política
- +Milionária pode pagar R$ 15 milhões nesta quarta-feira