A hegemonia foi ameaçada, mas no fim se manteve firme no futebol alemão. Assim como nas últimas dez temporadas, o Bayern de Munique é o grande campeão da Bundesliga. E desta vez, com uma “mãozona” do rival Dortmund.
Os bávaros precisavam vencer o Colonia e torcer por um tropeço aurinegro para faturar o título… e assim foi feito! Fora de casa, o time de Thomas Tuchel foi letal e venceu por 2 a 0, enquanto o Dortmund, em pleno Signal Iduna Park, sucumbiu diante do Mainz e foi derrotado por 2 a 1: combinação perfeita para a equipe de Munique, que faturou o 11º título consecutivo do Campeonato Alemão, o 33º da história.
Tudo perfeito
Com a obrigação da vitória, o Bayern partiu para cima e abriu o placar logo aos nove minutos. Após boa trama ofensiva, Coman recebeu de Sané pela esquerda, encarou a marcação e colocou na gaveta, sem chances para o goleiro Schwäbe.
Na frente do placar, o time bávaro manteve a intensidade e criou boas chances para ampliar a vantagem. Aos 18, Thomas Muller flertou com o segundo gol, mas foi parado pelo travessão!
Com o controle das ações, o Bayern ainda recebeu um grande incentivo vindo do Signal Iduna Park. O Dortmund levou dois gols do Mainz e recolocou a equipe de Munique a um passo de mais um título alemão.
Pouco antes do intervalo, o Colonia equilibrou as ações, mas encontrou dificuldade para se efetivo no terço final. Do outro lado, a equipe de Thomas Tuchel seguiu mais eficiente e chegou a marcar o segundo com Sané, mas a arbitragem flagrou toque de mão na jogada. Nada feito.
Colônia assusta, mas bávaros comemoram no fim
Na volta do intervalo, o Colônia adotou uma postura mais agressiva e se esforçou para complicar a vida dos bávaros. Aos 14, após cobrança de escanteio, Selke foi no terceiro andar e testou firme, obrigando Sommer a fazer uma grande defesa.
Com o passar do tempo, porém, a pressão dos mandantes diminuiu (para desespero do Dortmund). O Bayern, por sua vez, adotou a cautela e passou a administrar o resultado.
Até que aos 34, o panorama mudou por completo. Após intervenção do VAR, foi flagrado um toque de mão de Upamecano na área. Pênalti para o Colônia. Na cobrança, Ljubicic bateu firme e venceu o goleiro Sommer: 1 a 1. O empate ia devolvendo o título para o Dortmund.
Com a obrigação de buscar o resultado, o Bayern iniciou uma nova pressão e foi buscar o objetivo. Aos 44, Musiala, que havia acabado de entrar, recebeu na entrada da área, e, de chapa, colocou no cantinho, marcando o gol que, combinado com o tropeço do Dortmund, sacramentou o 11º título consecutivo dos bávaros na Bundesliga.