Um dos maiores nomes da história do Jiu-Jitsu, Zé Mario Sperry, que foi campeão mundial na arte suave e também do ADCC, no qual é membro do “Hall da Fama”, participou recentemente do podcast “Pura Connection“, onde falou sobre sua carreira e assuntos relacionado ao universo das artes marciais. Entre eles, o ex-lutador deu sua opinião sobre o motivo de Demian Maia, que assim como ele, é oriundo da Jiu-Jitsu, nunca ter sido campeão do UFC.
“A verdade é que a luta começa em pé. Imagina se a luta começa sentado, o Demian Maia seria imbatível até hoje, estaria ganhando de todo mundo, acredito eu. O grande problema é essa linha tênue do que treinar. MMA, artes marciais mistas, então eu tenho que saber de tudo um pouco, mas no final do dia, eu tenho uma estrada a percorrer, eu tenho o meu caminho. O do Demian era o chão. É muito difícil traçar e acertar todas as vezes, uma hora ela falha e erra. É muito difícil para lutadores de Jiu-Jitsu acertar sempre. A parte em pé dele não é tão boa quanto o chão e as quedas”, analisou Zé Mário Sperry.
Demian Maia está aposentado do MMA profissional desde 2021, quando perdeu para Belal Muhammad. O brasileiro tem 39 lutas em seu cartel, com 28 vitórias e 11 derrotas. O faixa-preta de Jiu-Jitsu lutou duas vezes pelo cinturão do Ultimate. Em 2010, foi vencido por Anderson Silva em disputa de título no peso-médio (até 84kg), e em 2017, foi derrotado por Tyron Woodley pelos meio-médios (até 77kg).