Zé Rafael chegou ao Palmeiras em 2019 após se destacar pelo Bahia atuando numa faixa mais avançada no meio de campo e, às vezes, até mesmo na ponta. Com o passar do tempo e a chegada do técnico Abel Ferreira em outubro de 2020, o jogador foi ‘recuando’ e hoje atua como volante, numa espécie de camisa 8 do Verdão.
Após a vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, Zé Rafael concedeu entrevista ainda em Assunção, no Paraguai, e se recordou da conversa que teve com Abel Ferreira para que pudesse deixar a função de meia para jogar como um volante no esquema tático do clube alviverde sob o comando do técnico português.
“(A mudança tática) foi uma sugestão, o Abel é um cara que tem liberdade com a gente, ele e toda a comissão técnica. Acho que o cara que mais tinha essa característica de exercer a função era eu. Foi assim que conversamos e, no início, não foi tão fácil. Estou me adaptando, fazendo cada vez o meu melhor. Fico feliz de estar evoluindo, ajudando nossa equipe. Espero que a gente possa continuar crescendo”, explicou.
Zé Rafael faz sucesso em nova função em campo
Apesar de já atuar como volante há bastante tempo, Zé Rafael diz que o mais importante é ajudar ao Palmeiras dentro de campo. Atualmente, o jogador tem feito dupla com Gabriel Menino e ajuda o jovem atleta a exercer a posição.
“A gente fica feliz em poder ajudar a nossa equipe. Independentemente da forma que for, agora desarmando mais do que criando. Esse é o espírito do nosso grupo, de estar sempre focado e preparado para ajudar da melhor”, declarou o volante.